Acne na fase adulta: principais causas

Ao atingir a idade adulta, você provavelmente pensaria que as espinhas acabariam de vez. Mas os dermatologistas dizem que é comum ter acne aos 30, 40 anos ou mais – mesmo que você nunca tenha tido espinhas na adolescência.

A acne adulta pode ser um choque e pode ser mais embaraçosa do que quando você era mais jovem.

A boa notícia é que, embora a causa da acne adulta nem sempre seja tão “clássica” como quando você era adolescente, ela pode ser tratada em qualquer idade.

Causas da acne em adultos

Todos os casos de acne ocorrem quando os poros ficam obstruídos com óleo, células mortas da pele e sujeira. Mas quando você tem acne na idade adulta, isso pode ser devido a vários fatores que não foram considerados durante a adolescência:

Hormônios

A acne na adolescência é normalmente causada pela alteração dos hormônios durante a puberdade. Mas as flutuações hormonais normais que ocorrem mais tarde na vida também podem ser responsáveis pela maioria dos casos de acne em adultos.

Sua pele produz mais óleo quando seus hormônios flutuam, e esse excesso de óleo pode obstruir os poros e interagir com bactérias na pele, causando acne.

A acne hormonal é comum entre as mulheres durante toda a vida, especialmente nos dias que antecedem a menstruação, durante a gravidez ou a menopausa, ou ao iniciar ou interromper o uso de contraceptivos orais. Homens com níveis naturalmente altos de testosterona também podem ser propensos à acne.

Medicamentos

A acne pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, inclusive alguns medicamentos para saúde mental, como o lítio, ou corticosteroides, como a prednisona. Medicamentos à base de testosterona, pílulas anticoncepcionais, alguns medicamentos para convulsões e certos suplementos, como vitaminas B e proteína de soro de leite, também podem causar acne.

Genética

A acne, às vezes, é um problema que perdura por toda a vida para pessoas com determinados tipos de pele – por exemplo, se você tiver pele naturalmente oleosa ou uma renovação mais lenta das células da pele, onde você retém células mortas da pele que obstruem os poros. Esses problemas podem se intensificar com a idade e as alterações hormonais. Um histórico familiar de acne adulta também pode significar que você tem maior probabilidade de tê-la.

Estresse

O estresse aumenta os níveis do hormônio cortisol, que aumenta a produção de óleo da pele e pode levar a espinhas. A acne relacionada ao estresse geralmente se resolve quando o fator estressante desaparece. O estresse também pode afetar outras áreas da vida, inclusive o sono e os hábitos alimentares, o que também pode contribuir para a acne.

compartilhe