Como cuidar da pele do rosto: aqui, 10 dicas definitivas

A pele do rosto está sujeita a: a) espinhas, b) rugas, c) manchas, d) todas as anteriores. Pra afastar esses (e outros) problemas, tem que investir no cuidado diário, tá?

O rosto é um dos principais motivos pra visitar o dermatologista, né? Além de ser a primeira coisa que o mundo olha em você, é a região onde pintam as manchas, as espinhas, as rugas… Se você já se preocupa com essa pele tão delicada, descubra se não está deixando de lado alguma etapa importante no cuidado diário.

Se você descuida ou só aplica aquele creme ou lava o rosto com sabonete específico quando sobra tempo, é melhor começar a correr atrás do prejuízo djá! Conheça, a seguir, as dicas de ouro com produtos para pele pro ritual facial diário:

Conheça a sua pele – aquele produtinho com embalagem vintage e linda que a sua amiga usa pode ser péssimo pra você. Entenda se a sua pele é normal, seca, oleosa ou mista e escolha o que é recomendado pra cada tipo. Mesmo assim, encontrar o que se dá melhor com a sua pele é um trabalho de tentativa e erro.    

Esfoliante – usar ou não usar? Depende. Peles oleosas e mistas se dão bem com a esfoliação, que pode ser feita até diariamente. Em peles normais, use com menos frequência e peles secas podem ressecar ainda mais com o uso constante do produto, por isso, é melhor deixar pra lá. “Pra aplicar, a pele deve estar úmida. Pode ser no banho, fazendo movimentos circulares durante 15 a 30 segundos, depois enxaguar”, ensina o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro.   

Pra limpeza, sabonete – se tiver alergias, pele oleosa ou alguma outra condição que precisa de tratamento especial, use um sabonete específico, de preferência sugerido pelo dermatologista. “Na dúvida, opte por um sabonete suave específico pra pele do rosto”, facilita a dermatologista Roberta Bibas (RJ). Pra economizar tempo, não tem problema nenhum mantê-lo no boxe e lavar enquanto estiver no banho. Muita dona de pele oleosa lava o rosto sempre que tem uma folguinha, achando que assim está melhorando a condição, mas é exatamente o contrário: lavar demais estimula as glândulas sebáceas. Duas vezes por dia é o suficiente.    

Tônico não é frescura, não – depois da lavagem, use um tônico para terminar a limpeza e preparar a pele pro produto que virá a seguir. De novo, ele deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele.   

Protetor solar – temos certeza que ninguém aqui esquece de passar o filtro solar um só dia, certo? Vamos fingir que esse conselho está mais do que seguido. Agora só falta você escolher o melhor pra você. Primeiro, pense no fator de proteção. Se você faz bastante coisa na rua, prefira um bloqueador, com FPS acima de 30. Pra quem fica só dentro do escritório, o 30 já vai dar conta do recado. Menos que isso? Esqueça! Depois, vem a escolha da textura do produto. “Pra pele oleosa, vale usar filtro de toque seco, em gel. Pele seca responde melhor a creme ou emulsão cremosa”, ensina o doutor André. As peles normais podem ficar com as loções levinhas. Protetor solar com cor ou BB Cream também são recomendados – desde que possuam o FPS adequado.

Máscara facial – essa já é pra um nível mais avançado de cuidados com a pele. Mas se você já passou todas as outras fases e ainda quer mais, pode, sim, se dar ao luxo de usar uma máscara, uma vez por semana. É uma delícia se dar esse tempo, deixar o produto agir enquanto ouve uma musiquinha. Procure um produto que atenda as necessidades da sua pele e sinta a diferença na hora.

A ordem das coisas – tá, é tanto produto que a gente até confunde qual passar primeiro, qual passar depois. Mas, vamos lá: comece lavando o rosto, depois use o tônico. Em seguida, se for o seu caso, passe um secativo só nas espinhas e deixe secar. Ou aplique um produto de tratamento, que pode ser pra linhas finas ou pra hidratar, depende do seu caso. Aí vem o protetor solar e, por cima, a maquiagem. Parece coisa demais, mas os produtos atuais são fluidos e a pele absorve rapidinho. Vai dar tudo certo!

No meio do dia – parece que ficar o dia todo sem cuidar da pele é muito tempo. E é mesmo. Além de levar escova e pasta de dentes na gaveta do trabalho, deixe um espacinho para  um lenço que absorve a oleosidade e um protetor solar. “Uma dica é levar um protetor com cor em forma de pó compacto, pra já retocar a maquiagem junto”, diz Roberta.     

À noite – além de todo o ritual de lavagem, a noite é o melhor momento para tratar a pele com produtos mais potentes, como ácidos, secativos, hidratantes e agentes clareadores. Sem o sol, fica tudo bem mais seguro.

Tire a maquiagem (sempre!) – deixamos essa dica pro final porque é o erro que a maioria de nós comete. Não tem jeito: vez ou outra chegamos exaustas em casa e só conseguimos nos jogar na cama. Não pode. Mesmo. E em dois minutos, você pode evitar uma espinha do tamanho do mundo ou a pele repuxada, sem viço. O ideal é passar o demaquilante com um algodão e em seguida lavar com água e sabonete. Ah, e lembre de tirar toda a máscara de cílios, tá?

Fonte: Glamour

compartilhe