Como fazer seu cronograma capilar

Independentemente do seu tipo de cabelo, método é importante para recuperar a saúde dos fios

Em alta, o cronograma capilar é um método de cuidar do cabelo feito em três etapas, que promete resgatar a saúde e a beleza dos fios, seja qual for seu tipo. Do frizz à quebra, é possível resolver esses problemas através de um calendário de cuidados com uso de máscaras capilares.

São três etapas: nutrição, hidratação e reconstrução. Cada uma delas oferece um tipo de solução específica para os danos causados pelo sol, cloro da água, procedimentos químicos ou aparelhos como chapinhas e modeladores de cachos.

Como começar um cronograma capilar?

O primeiro passo é identificar a necessidade dos fios, para entender qual etapa precisa de mais atenção. A forma mais fácil de fazer isso é colocando um fio de cabelo em um recipiente com água.

Por que? Esta é a forma mais prática de fazer o teste de porosidade. Após três minutos na água, se o fio permanecer boiando na superfície, significa que ele está pouco danificado e precisa focar na hidratação.

Porém, se ele for parar no meio do copo, ele está danificado e precisa de nutrição por conta da média porosidade. Já para aqueles que descem até o fundo estão muito danificados, com alta porosidade e cutículas abertas, e precisa de reconstrução.

Como montar o primeiro cronograma capilar?

Após identificar o seu caso, chegou a hora de montar o seu calendário. As máscaras capilares devem ser usadas de duas a três vezes na semana, com intervalo mínimo de 40h. Ela deve ser aplicada após a lavagem normal com shampoo e antes do condicionador.

Com essas orientações, é hora de montar seu calendário. Para cada necessidade, o calendário é diferente: abaixo, um esquema para cada uma delas e qual máscara aplicar no dia da lavagem do cabelo. Observe que a máscara de reconstrução é a que precisa de maior intervalo, para não ter efeito contrário.

Hidratação (cabelos saudáveis)
Semana 1HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 2HidrataçãoHidrataçãoNutrição
Semana 3HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 4HidrataçãoHidrataçãoReconstrução
Nutrição (fios pouco danificados)
Semana 1HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 2HidrataçãoHidrataçãoNutrição
Semana 3HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 4HidrataçãoNutriçãoReconstrução
Reconstrução (fios muito danificados)
Semana 1NutriçãoHidrataçãoNutrição
Semana 2HidrataçãoHidrataçãoReconstrução
Semana 3HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 4HidrataçãoNutriçãoReconstrução

Fonte: Estadão

compartilhe