Independentemente da idade, manter uma rotina de cuidados diários com a pele é uma forma de aumentar a sensação de bem-estar. Porém, adaptar o skincare à faixa etária pode ajudar a suprir as principais necessidades específicas que surgem em cada fase.

Segundo uma pesquisa do Sebrae, o autocuidado ganha mais espaço na rotina com o passar dos anos, já que há mais tempo para se dedicar a ele aos 60 do que aos 40. E no caso de quem tem mais de 60 anos, as principais mudanças na pele afetam a hidratação natural, de acordo com Fernanda Mattar — que é dermatologista e professora da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). “Juntamente com a queda na produção do colágeno, que ocorre a partir dos 35 anos, tem-se uma pele ressecada, com perda da elasticidade”, explica a especialista.

Já a influenciadora Adriana Tabuti – mais conhecida como Drica Divina nas redes sociais, onde fala sobre beleza para quem tem acima dos 40 – alerta que “a pele madura precisa de leveza, luminosidade e hidratação”.

Para tirar as dúvidas de quem tem mais de 60 anos, o Estadão Recomenda preparou um guia completo, com auxílio de especialistas. Veja a seguir uma seleção de produtos e ativos, além dos principais erros na hora de cuidar da pele.

Rotina de skincare 60+

Para quem quer entender o que usar no rosto depois dos 60 anos é preciso considerar que há outros aspectos que influenciam a saúde da pele, além da perda de hidratação. “Com o passar dos anos, a pele madura vai começar a sentir os efeitos dos agressores externos aos quais foi submetida ao longo da vida, como o tabaco, radiação solar etc”, pontua Fernanda.

E, em relação aos produtos mais usados na terceira idade, o estudo do Sebrae destaca o antirrugas. Porém, além deles, Fernanda inclui filtro solar, hidratante e até cremes clareadores — caso essa seja uma necessidade da pele.

Já Drica indica que pessoas com peles maduras comecem com a limpeza facial e, em seguida, apostem em um bom tônico ou bruma hidratante, pois ajudam a equilibrar e refrescar.

Já no quesito hidratação, ela destaca: “A pele madura precisa de ativos que devolvam viço, firmeza e maciez, como ácido hialurônico, peptídeos e vitaminas.” E acrescenta: “O contorno dos olhos também merece atenção, com um creme específico para suavizar linhas finas e inchaço.”

A seguir, veja uma sugestão de rotina de skincare para quem tem mais de 60 anos, incluindo etapas que vão da limpeza à proteção da pele.

Principais ativos

A influenciadora especialista em beleza madura Drica Divina avalia que o mercado melhorou em termos de produtos para o nicho, apesar de ainda não ser o ideal . “Hoje já existem boas opções de skincare e maquiagem voltadas para a pele madura, com fórmulas mais tecnológicas, texturas mais leves, ativos pensados para firmeza, hidratação e luminosidade”, explica. Contudo, ela aponta que a comunicação ainda é muito focada no público mais jovem.

Por isso, uma maneira de acertar na escolha, é ficar de olho nos principais ativos que compõem os produtos. E, quando o assunto é cuidados com a pele 60+, as fontes ouvidas para essa matéria destacam os seguintes:

  • Vitamina C: ação antioxidante, uniformiza o tom da pele e estimula a produção de colágeno para mais firmeza;
  • Niacinamida: reduz manchas, melhora a elasticidade e fortalece a barreira cutânea para reter a hidratação;
  • Retinol: estimula a renovação celular, suavizando linhas finas, rugas e melhorando a textura da pele;
  • Ácido glicólico: remove células mortas, estimulando a renovação celular e deixando a pele mais viçosa;
  • Ácido hialurônico: atrai e retém água na pele, proporcionando preenchimento e suavizando rugas;
  • Peptídeos: estimulam a produção de colágeno e elastina, ajudando na firmeza, elasticidade e reparação da pele;

A dermatologista Fernanda orienta também que é preciso adaptar a relação de produtos e ativos segundo as principais necessidades. “Se a pele tiver manchas, podemos utilizar componentes clareadores, de preferência menos irritantes. Dependendo da profundidade das rugas e grau de flacidez, produtos diferentes podem ser prescritos”, diz.

Dicas de cuidados com a pele 60+

Manter a saúde da pele após os 60 anos requer atenção especial à hidratação e à proteção solar. A dermatologista Fernanda destaca a importância da hidratação tanto interna, por meio da ingestão adequada de água, quanto externa, utilizando cremes apropriados para o tipo de pele.

Contudo, nas estações mais frias, alguns cuidados adicionais são recomendados. “Banhos rápidos, evitando-se a alta temperatura da água associado ao hidratante, que deve ser aplicado nos primeiros 5 minutos após o banho, com a pele ainda um pouco umedecida”, orienta. E complementa: “Buchas e grandes atritos devem ser evitados, assim como os sabonetes devem ser usados sempre em pequena quantidade, preferencialmente nos pés, área íntima e axilas”.

Ela destaca que é preciso ter atenção nos cuidados diferenciados quando se fala em pele de homens e mulheres acima dos 60 anos. “A pele masculina geralmente é mais espessa. O ato de se barbear aumenta o risco de irritação com alguns produtos, além da presença de foliculite na face e pescoço”, enfatiza.

E a maquiagem para peles maduras?

Para a influenciadora Drica Divina, o segredo da maquiagem para peles maduras está em valorizar a naturalidade. “Beleza não tem idade”, afirma, destacando que a preparação da pele é etapa essencial para ter bons resultados.

Drica recomenda também o investimento em um primer que suavize os poros e linhas finas. Já na escolha da base, a dica é priorizar fórmulas leves ou com acabamento glow, que não acentuem marcas de expressão.

Blushes cremosos, iluminadores nos pontos altos do rosto e um bom lápis de sobrancelha também podem agregar ao visual, segundo a influenciadora. Além disso, ela recomenda: “Nos olhos, sombras neutras e bem esfumadas, e uma máscara de cílios poderosa já levantam o olhar”.

Por fim, Drica reforça a importância do bem-estar e da autoestima: “Se um batom vermelho te empodera, usa sem medo! Valorizar os traços é valorizar quem você é hoje — com rugas, com história, com luz própria”.

Erros mais comuns

Um dos equívocos frequentes entre pessoas com mais de 60 anos é a crença de que não há necessidade de cuidados com a pele, especialmente para aqueles com rotinas mais caseiras.

Além disso, Fernanda também inclui um erro comum em relação à proteção solar. “A pele madura já tem um histórico de exposição à radiação, que tem um efeito cumulativo, aumentando muito o risco de câncer de pele e outras consequências dela. Por isso, o uso do filtro solar deve ser incentivado até mesmo dentro de casa”, finaliza.