Pré-treino para o cabelo? Veja como cuidar dos fios antes de se exercitar

Médico tricologista explica que com o penteado certo, produtos estratégicos e atenção ao couro cabeludo, é possível manter os fios saudáveis mesmo em meio à rotina intensa de exercícios

Na academia ou ao ar livre, os treinos não precisam, e nem devem, ser inimigos da saúde capilar. Da escolha do penteado aos cuidados com o couro cabeludo, criar uma rotina de beleza pré-exercício pode evitar desde quebras indesejadas até o agravamento da oleosidade e da caspa. “Durante a prática física, o couro cabeludo transpira mais, o que pode causar obstrução folicular, acúmulo de oleosidade e até favorecer a proliferação de fungos”, explica o médico tricologista João Gabriel Nunes, fundador do Centro Médico Capilar. A boa notícia? Com alguns ajustes simples, é possível proteger os fios sem sacrificar a performance no treino.

O penteado pode salvar os fios

A maneira como você prende o cabelo pode ser determinante para manter os fios saudáveis. “O ideal é adotar penteados que minimizem a tração e o atrito”, afirma o tricologista. Coques frouxos, tranças soltas ou rabos de cavalo baixos e não muito apertados são boas pedidas, sempre com elásticos de tecido, como scrunchies, ou prendedores sem metal. O cuidado se intensifica com fios cacheados e crespos: “Tranças ou twists ajudam a manter a definição dos cachos e protegem a estrutura capilar”.

O couro cabeludo também merece atenção, pois o suor acumulado pode criar um ambiente propício para fungos e inflamações. “Evite bonés ou faixas muito apertadas, que abafam a região. E, se a transpiração for intensa, vale aplicar um tônico leve e adstringente antes do treino”, recomenda o médico.

Quais produtos usar nos fios antes de treinar?

Leave-ins, óleos e até protetores térmicos têm seu lugar na rotina, mas, antes do exercício, o uso deve ser estratégico. “Se o cabelo for seco, pequenas quantidades de leave-in ou óleo vegetal nas pontas podem ajudar a evitar o ressecamento causado pelo suor ou sol”, diz o especialista. O alerta fica para produtos pesados aplicados diretamente no couro cabeludo: eles podem contribuir para a obstrução dos poros e dificultar a transpiração da pele. E protetor térmico? Só se houver o uso de secador ou chapinha antes da academia.

“A exposição solar direta pode queimar o couro cabeludo e até acelerar o afinamento dos fios, especialmente em áreas já mais ralas”, explica o tricologista. Aposte em bonés ou viseiras com proteção UV e boa ventilação, além de filtros solares específicos para a região, eles existem em versões spray ou loções oil-free, ideais para uso diário. Algumas marcas, inclusive, já desenvolveram produtos capilares focados principalmente em quem pratica exercícios físicos. Para quem se exercita ao ar livre, os protetores solares capilares são ótimos aliados contra os danos causados pelo sol.

O que fazer depois de treinar?

Lavar os fios é a melhor opção. “O suor contém sal e toxinas que, se permanecem no couro cabeludo, podem comprometer o crescimento capilar e agravar problemas como caspa e dermatite seborreica”, diz João Gabriel. Para quem treina todos os dias e tem o cabelo mais seco, a dica é intercalar lavagens com shampoos e condicionadores de fórmulas leves, que limpam sem agredir.

Fonte: Vogue

compartilhe